Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Jovens usam a internet como ferramenta de mobilização política

Plataforma de mobilização colaborativa pode ajudar a aproximar a juventude das campanhas políticas

Publicado por Caroline Bosi
há 6 anos


Os jovens estão mais conectados do que nunca. E não apenas no sentido de uso de redes sociais. Eles dominam tecnologias, interagem em diferentes plataformas e usam a internet como ferramenta para expor e defender suas ideias. Estes jovens, que possuem entre 16 e 34 anos e representam 36% dos brasileiros que estarão aptos a votar nas eleições de outubro, usam a internet como instrumento alternativo para mobilização social. Uma pesquisa feita pelo Datafolha em parceira com a agência de publicidade Box, com 1.200 jovens com idade entre 18 e 24 anos, mostra que 71% dos entrevistados avaliam a internet como ferramenta política e acreditam que possível fazer política usando a rede sem intermediários, como os partidos. A mesma pesquisa aponta uma migração do debate político para as mídias virtuais.

A mobilização política da juventude possui uma característica diferente das gerações anteriores: a conectividade e o acesso às tecnologias digitais. Atenta a este cenário, a Action Labs, empresa que trabalha com uma metodologia de modelagem de negócios, produtos e serviços inovadores, desenvolveu o MobNex, uma plataforma completa de mobilização colaborativa que pode ser usada para qualquer tipo de causa, principalmente em campanhas políticas. “Somos os pioneiros, no Brasil, no desenvolvimento de uma plataforma de mercado completa, com o conceito de gameficação e colaboração tão forte, que integra um painel de controle da campanha com aplicativo e site”, afirma Paulo Renato Oliveira, diretor criativo da Action Labs, observando que a plataforma pode ajudar a aproximar a juventude das campanhas políticas.

O MobNex foi concebido a partir de experiências trocadas com as equipes que fizeram a campanha do presidente norte-americano Barack Obama, em 2008. “Com esse referencial e muitas pesquisas, desenvolvemos um sistema que permite o empoderamento de todos os participantes, que dá controle à equipe de coordenação de campanha e, ao mesmo tempo, capacidade de ativação a todos os envolvidos”, explica Paulo Renato, destacando a facilidade de uso e a interface amigável da plataforma.

Um dos diferenciais do MobNex é a possibilidade de ampliar a capacidade de mobilização pelo aplicativo, que possui estratégias de gameficação e conecta toda a equipe à campanha, atribuindo metas semanais de atuação, compartilhando informação em tempo real e valorizando os mobilizadores mais ativos. “Campanhas altamente conectadas são mais ágeis e eficientes. Em tempos de grandes restrições, legais e orçamentárias, empoderar os mobilizadores é sair na frente. E pode significar chegar na frente”, afirma Paulo.

Sobre a Action Labs

A Startup paranaense está há cerca de 2 anos no mercado e tem no portfólio mais de 40 projetos. A empresa trouxe ao Brasil uma novidade que tem conquistado empresas de portes e segmentos variados: o PoC Design, uma metodologia para a execução de provas de conceito. O objetivo é testar projetos e avaliar não apenas a viabilidade técnica, mas principalmente se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela, antes de colocá-la no mercado. A metodologia viabiliza a inovação no dia a dia da empresa, com agilidade e aumento das chances de sucesso.

  • Publicações12
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações743
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jovens-usam-a-internet-como-ferramenta-de-mobilizacao-politica/596501008

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)